IA e carros elétricos vão ‘comer’ energia do mundo, diz Elon Musk

O dono da Tesla com investimentos em IA disse que, por conta do avanço voraz dessas tecnologias, vai faltar eletricidade no mundo em 2025. Vai faltar energia elétrica no mundo em 2025, graças ao avanço voraz da inteligência artificial (IA) e veículos elétricos (EVs). É o que alerta o bilionário Elon Musk, dono de – olha só, que coisa – uma das fabricantes de EVs mais famosas do mundo (a Tesla) e grande investidor em IA.

Para quem tem pressa:

  • Elon Musk prevê escassez mundial de eletricidade em 2025 devido à demanda crescente impulsionada pelo avanço da IA e dos veículos elétricos. Em evento, o bilionário destacou a necessidade urgente de focar na geração de energia limpa;
  • O avanço rápido da IA e a popularidade dos veículos elétricos geram uma corrida sem precedentes por chips e transformadores elétricos. Para Musk, esta demanda é “maior do que qualquer corrida do ouro que já existiu”;
  • Musk destaca que a atual escassez de chips neural se transformará em escassez de transformadores elétricos e, eventualmente, na falta crítica de eletricidade para sustentar o crescimento voraz da IA e a adoção de veículos elétricos;
  • Musk também refletiu sobre o crescimento exponencial da IA, sugerindo que este aumento sem precedentes poderá enfrentar limites físicos. E expressou sua visão de que viver em tempos de transformações tecnológicas radicais é preferível, mesmo que implique em desafios significativos para a humanidade.

“Eu nunca vi nenhuma tecnologia avançar tão rápido quanto esta [IA]”, disse Musk durante sessão de perguntas e respostas, via chamada de vídeo, na conferência Bosch Connected World. Ele também falou sobre carros autônomos, futuros rumos da Tesla e robôs humanoides na ocasião.Play Video

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.626.0_en.html#goog_1490142220

Conforme apontado pelo site New Atlas, o principal recado passado por Musk no evento foi para a indústria: comece a trabalhar na geração de energia limpa e fabrique transformadores elétricos – o máximo que puder.

Nvidia ocupa a liderança com folga.

Da corrida por chips à escassez de eletricidade existe um pulo previsível, segundo Musk. “Há um ano, a escassez era de chips; chips de rede neural. Então, era muito fácil prever que a próxima escassez seria de transformadores de redução de tensão. Você precisa alimentar essas coisas com energia. Se você tem 100-300 quilovolts saindo e precisa reduzir tudo para seis volts, isso é muita redução.”

Em seguida, o bilionário falou um pouco mais sobre transformadores. “Minha piada não tão engraçada é que você precisa de transformadores para rodar transformadores. Eles [as empresas] estão ficando sem transformadores para rodar transformadores.”

Enfim, veio a previsão sombria: “A próxima escassez será de eletricidade. No ano que vem, [as empresas] não serão capazes de encontrar eletricidade suficiente para rodar os chips. O crescimento simultâneo de carros elétricos e IA, ambos precisando de eletricidade, ambos precisando de transformadores de voltagem… está se criando uma demanda tremenda por equipamentos elétricos e por geração de energia elétrica.”

Aumento da IA em escala

Ilustração de computador e cibersegurança
(Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

Musk comentou não só sobre o avanço da tecnologia escorada em IA, mas também sobre a escala do aumento da coisa toda. “O tanto de inteligência artificial aparecendo parece aumentar dez vezes a cada seis meses. Obviamente, isso não pode continuar numa taxa tão alta para sempre ou excederá a massa do universo. Mas eu nunca vi nada parecido.”

Não demorou para a fala de Musk descambar para o hiperbolismo. “Existe supostamente uma maldição chinesa: ‘Que você viva em tempos interessantes’. Bem, vivemos nos tempos mais interessantes possíveis. Por um tempo, isso me deixou um pouco deprimido, francamente. Eu pensava: ‘Eles [IA] vão dominar? Seremos inúteis?’ Mas a maneira como me reconciliei com essa questão foi: Eu preferiria estar vivo para ver o apocalipse da IA ou não? Acho que gostaria de ver isso. Não vai ser chato.”

Ícone tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *